Like us on Facebook

Sunday, August 16, 2009

Qualquer Dia do Mês

Dou Graças aos Céus pelo transporte coletivo urbano pois facilita a minha vida imensamente. Ocorreu-me, assim como a Machado de Assis em 4 de Julho de 1883, listar alguns pontos, cinco precisamente, que pretendem pôr em ordem o excesso de democracia nos ônibus.

Art I – Das Entristecidas
As entristecidas e deprimidas não deverão comentar com a amiga, essa que conseguiu sentar-se ao meu lado, assuntos oriundos de sua vidinha pacata e modorrenta e banhada de fuxicos insignificantes. Afinal, não é sempre que as pilhas do meu “walkman” estão boas.

Art II – Dos Bonitões*
Aos rapazes bonitões, cabe avisar que é expressamente proibido encostarem suas coxas fortes e energéticas, mais yang, nas minhas que são mais yin, quando conseguirem um lugar próximo a mim, sob pena de suscitarem comportamento incôngruo com o ambiente coletivo do veículo. Estou avisando.

Art III – Dos Mal-humorados
Aos mal-humorados sugiro que permaneçam em seus leitos e que não ousem sair de seus casulos pestilentes a espalhar veneno, poluindo o prana que inalo e que uso para me manter vivo.

Art IV – Dos Velhinhos Cororócos.
Seria de bom alvitre que os velhinhos cororócos permaneçam em suas cadeiras de balanço em seus pátios, com seus netos de cinco anos de idade, a reminescer sobre o que poderiam ter feito com suas vidas e não o fizeram, do que virem tomar a minha poltrona predileta às sete horas da manhã.Tenham dó! O banco abre às dez.

Art V – Dos Motoristas e Cobradores
A estes está vetado o intercâmbio de informações pertinentes à sua profissão, com um palavreado típico iningulível para gentes que se acham, e que devido à distancia do assento do motorista e do puleirinho do cobrador faz com que nós, os passageiros, fiquemos a indagar o porquê de tudo isso. Mantenham minha mente livre e meus ouvidos a salvo.

Os outros cinco artigos, deixo à imaginação do leitor, que tenho certeza, tem tanta essência quanto os meus para complementá-los.



*Para quem não sabe, o autor é gay assumido (e pronto!)

1 comment:

  1. mauro querido, tuas observacoes, alem de exatas, sao muito bem humoradas e cheias de verdade. continues sempre escrevendo com humor pois tua "voz" se ouve mais nitidamente, se todos os teus contos, estorias e "causos" forem humanamente humorados como este, teras muito suce$$o no futuro!!!
    parabens!!!
    ps: te aconselho a manter um estoque de pilhas pro walkman sempre a mao...
    flavio

    ReplyDelete